O secretário municipal de Saúde de São Luís, Joel Nunes, afirmou nesta segunda-feira (15), durante reunião virtual realizada com vereadores que a decretação de um lockdown (fechamento total das atividades não essenciais) não está descartada na capital maranhense.

Questionado acerca do assunto pelo vereador Dr. Gutemberg (PSC), que defendeu a adoção da medidas, Nunes informou que, nesta noite, terá um novo encontro com o secretário estadual de Saúde, Carlos Lula.

De acordo com ele, os gabinetes de crise montados pelo Estado e Município estão atuando juntos, inclusive no que se refere ao trabalho de avaliar os índices das taxas de transmissibilidade e infecção.

“Novas medidas restritivas começaram a vigorar hoje. Portanto, faz-se necessário avaliarmos estes números mais na frente. Estamos trabalhando unidos com o objetivo de frear a proliferação da doença. Se um lockdown será decretado pelo Município, ainda não se pode confirmar. Mas a possibilidade não está descartada”, comentou.

Vale destacar que o governador Flávio Dino (PC do B) já deixou claro em várias entrevistas coletivas por vídeo conferência que prefeitos e prefeitas do Maranhão tem autonomia para adotar medidas ainda mais restritivas, como o lockdown.

Na reunião, vereadores e secretário estão dialogando sobre o atual cenário da pandemia da Covid em São Luís.

Os parlamentares ratificaram que pretendem disponibilizar para a Prefeitura uma emenda coletiva, cujos recursos deverão ser utilizados na compra de novas doses da vacina.

Colapsando – Segundo boletim epidemiológico atualizado divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde, apenas oito leitos de UTI para tratamento do novo coronavírus estão disponíveis, neste momento, no sistema público da Grande Ilha.

Em Imperatriz, apenas seis leitos estão livres, sendo que 75 estão disponíveis nas demais regiões do Estado.

O Maranhão possui 228.411 casos de pacientes que testaram positivo para doença.

210.730 conseguiram se recuperar e 12.198 estão ativos.

5.483 mortes foram contabilizadas até o momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here