O Maranhão recebeu, na madrugada desta quarta-feira (3), mais 62.400 novas doses da CoronaVac. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), essas vacinas são destinadas a imunização de 29.675 pessoas, entre trabalhadores da saúde e pessoas idosas com idade de 80 a 84 anos.

Com a chegada deste quinto lote, o Maranhão totaliza 448.040 doses recebidas, sendo divididas em 98 mil da AstraZeneca e 350.040 de CoronaVac.

“A distribuição vai ser para os 217 municípios. A nossa equipe, então, vai fazer a conferência e separação para, posteriormente, informar a data de distribuição”, disse Waldeise Pereira, secretária-adjunta de Atenção Primária e Vigilância em Saúde.

Os dados mais recentes da pandemia, divulgados nessa terça-feira (2), mostram que o Maranhão registrou 821 novos casos e 21 novos óbitos pela Covid-19 nas últimas 24 horas. Neste momento, o estado volta a registrar números só vistos em julho de 2020. Ao todo, já são 220.453 casos e 5.095 mortes pela doença.

Além disso, idosos com mais de 85 anos que constam no CadÚnico começaram a receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19, em São Luís. Segundo a prefeitura, 29 idosos foram imunizados nas regiões do Vinhais e São Francisco.

No Vinhais, 16 idosos foram vacinados na Escola Municipal Tom & Jerry, no bairro do Planalto Vinhais II, onde tomaram a primeira dose há 21 dias. Durante a tarde, mais 13 idosos da região do São Francisco foram imunizados. As vacinações se encerraram no Centro de Obras Sociais Frei Antonio Sinibaldi.

Vacinação

Nos primeiros dias do mês, será a vez dos idosos de 79 e 78 anos segundo o calendário divulgado pela Prefeitura de São Luís.

Confira o calendário:

  • Quarta-feira – 3/3: idosos de 78 anos
  • Manhã: nascidos de janeiro a junho
  • Tarde: nascidos de julho a dezembro

A vacinação está ocorrendo no Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae), ele fica aberto de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Outro local de imunização para os idosos está sendo o drive-thru no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, também das 8h às 17h.

Novas Medidas

Durante a realização de coletiva de imprensa realizada na manhã desta quarta-feira (3), o governador do estado, Flávio Dino anunciou que não serão entregues as novas doses da vacina CoronaVac que o estado recebeu nesta quarta-feira (3).

Para os municípios voltarem a receber as doses vão precisar comprovar pelo menos 60% de aplicação das doses que já haviam sido distribuídas.

“Não podemos lutar por mais vacinas enquanto no sistema não aparece como aplicada. Então eu decidi, consta no decreto que vou assinar, que dessas vacinas 62.400 doses de CoronaVac recebidas nessa madrugada, só haverá repasse aos municípios que comprovarem a aplicação de pelo menos 60% das doses já recebidas anteriormente. Porque, por alguma razão, no sistema não constam as vacinas como aplicadas.”, disse o Governador

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here